DESCOBRINDO A ITÁLIA – UVA SAGRANTINO!

SAGRANTINO DI MONTEFALCO - POZZO DEL CURATO

Com origem na região da Umbria, que fica bem no centro do país (praticamente o “joelho da bota”), essa variedade é cultivada, principalmente, aos arredores na vila de Montefalco.

Seu nome possui origens religiosas, ou seja, a uva Sagrantino foi cultivada durante muito tempo por monges e era utilizada na produção dos vinhos consumidos nos Sacramentos – “sacro” em latim significa “aquilo que é sagrado”.

A Sagrantino é uma é cepa de bagas e uvas pequenas, mas de pele grossa e grande acidez. Na verdade, a Sagrantino é a uva mais tânica entre todas as uvas italianas, sendo uma das uvas mais tânicas, dentre todas as variedades conhecidas no mundo. A quantidade de polifenóis é cerca de três vezes mais do que a Cabernet Sauvignon – 7 gramas por litro.

Em 1991, ninguém sabia sobre Sagrantino pois foi quase extinta na década de 60. Não havia mais do que 60 hectares de Sagrantino que sobreviviam por ali. “Hoje deve haver cerca de 1.500”, garante. Mas essa uva também produz os doces e maravilhosos Sagrantino di Montefalco Passito. Aliás, os vinhos produzidos com Sagrantino, originalmente, eram sempre vinhos de sobremesa. Esse é um quadro que foi modificado somente de algumas décadas para cá. Atualmente, os vinhos mais comuns produzidos a partir da Sagrantino são exemplares robustos e secos com grande qualidade devido ao investimento em novas técnicas de enologia bem como na redução da produção.

A uva Sagrantino está presente nesses complexos varietais, que inclusive são reconhecidos dentro do seleto grupo de vinhos que ostentam o rótulo de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG). Mas também é utilizada em cortes, com Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot , nos vinhos denominados Montefalco Rosso (DOC).  Alguns Sagrantinos de Montefalco são vinhos que “devem ser bebidos com, pelo menos, 10 anos de garrafa. Segundo a lei da denominação, o Sagrantino de Montefalco deve passar três anos refinando ou maturando, dos quais ao menos um deve ser em madeira, os botti ou barricas francesas que muitos produtores estão usando para acalmar a adstringência de seus vinhos.

O Sagrantino de Montefalco Pozzo del Curato é um vinho que estagia 36 meses em barricas de carvalho francês e refina, no mínimo, por mais 12 meses em garrafas antes de seguir ao mercado. Este vinho possui uma cor intensa vermelha rubi intensa e densa com reflexos de granada. Possui aromas de frutas negras (amora, ameixa), chocolate, tabaco, ervas, notas de especiarias (pimenta preta) e baunilha, harmonioso e com uma estrutura marcante. Um Vinhaço, Muito Premiado, para “Beber de Joelhos”!

Aproveite esse vinho com grande corpo, aromas, sabores e potência! “Se você não gosta dos taninos, é melhor não se meter com o Sagrantino”.

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948
Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

2 comentários em “DESCOBRINDO A ITÁLIA – UVA SAGRANTINO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s