VINHO AMARONE DELLA VALPOLICELLA – DESCOBRINDO A ITÁLIA!

AMARONE DELLA VALPOLICELLA - DESCOBRINDO A ITÁLIA!

Valpolicella:

Esse maravilhoso vinho vem do nordeste da Itália, a zona vitivinícola de Valpolicella, cujo nome pode significar “Vale de muitas Cantinas” ou “Vale das Cantinas.

Os vinhos de Valpolicella são produzidos com uma quantidade considerável da uva mais ilustre da região, a Corvina (de 40 a 70%), com Molinara (5 a 25%) e Rondinella (20 a 40%). Algumas outras uvas nativas também podem ser usadas, como Barbera e Sangiovese, desde que não ultrapassem, juntas, 15% do corte total do vinho. Para ser considerado Classico, todas as uvas utilizadas devem ser de vinhedos localizados em uma restrita área que compreende a região original de Valpolicella.

OBS: Em alguns anos, alguns cachos podem ser afetados pela Botrytis cinerea, também conhecida como podridão nobre (a mesma que ocorre em Tokaj), que dá ao vinho mais complexidade e intensidade de aromas.

Processo de Produção de Amarone dela Valpolicella:

As uvas são colhidas no início de outubro e deixadas em um processo de secagem ao vento, conhecido na Itália por appassimento, até o próximo mês de janeiro.

Neste processo, a uva concentra açucares, aromas e sabores. Diminui muito o volume líquido e aumenta o contato da casca da uva com o seu mosto. Uma vez que a casca oferece ao mosto (e ao vinho, por consequência) cor e taninos, a qualidade da casca é determinante no processo de seleção das uvas que serão utilizadas. Após um período de aproximadamente 120 dias (que pode variar conforme o produtor, a safra e a qualidade desejada do vinho), o processo de vinificação se inicia com o esmagamento das uvas e o início da fermentação. Como a concentração de açucares está bastante elevada, este processo costuma demorar mais do que o normal para outros vinhos, durando, muitas vezes, até 50 dias (ou mais) para alcançar o ponto desejado.

Os Amarones refinam por, no mínimo, 12 meses envelhecimento em grandes barris ou barricas de carvalho (a depender do estilo adotado pelo produtor), podendo chegar até a 48 meses. Depois, descansam por, no mínimo, um ano nas garrafas antes de serem comercializados. Resumindo, não espere encontrar Amarones baratos! Infelizmente, o fator preço faz com que produtores do Vêneto comprem fazendas na Puglia e transportem Primitivos do Manduria para suas cantinas engarrafando-os como Amarones della Valpolicella. Cuidado!

Vamos contar um pouco sobre a lenda do Vinho Amarone della Valpolicella:

Em meados dos anos 1950, nada havia de Amarone na região. Àquela altura, reinavam os desejados Reciotos della Valpolicella, um tipo suculento de vinho de sobremesa tinto, elaborados a partir de uvas semi-passificadas onde as uvas ficam secando em “camas” de bambu.

Reza a lenda que numa determinada cantina, lá pelos anos 1950, alguém esqueceu um dos barris. Ao verificar, constataram o óbvio: todo o açúcar havia sido transformado em álcool no processo de fermentação. Com isso, o vinho possuía então maior teor alcoólico (os Amarones passam fácil dos 15% – muitas vezes até dos 16%), tinha paladar seco, com notas levemente amargas (amaro, em italiano, significa amargo), porém muito rico em aromas e sabores.

Amarone dela Valpolicella Corte Dei Castaldi Poggi:

O vinho Amarone della Valpolicella Corte Dei Castaldi Poggi apresenta uma Belíssima e Intensa cor granada, aromas estruturados, intensos e persistentes de frutos vermelhos, tabaco, especiarias secas e chocolate. Em boca é encorpado mas aveludado com notas de cereja, amêndoas e leve amargor. Vinhaço! Pode ultrapassar com muita facilidade 18 anos de conservação. É uma excelente opção para acompanhar pratos de carne e queijos curados, mas também é considerado um “vino da meditare”.

Aproveite a dica, medite e desfrute o prazer de tomar um Excelente Amarone!

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948
Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Autor:

A Vines oferece a Você, Nosso Cliente, os Melhores Vinhos com a Melhor relação Preço-Qualidade do Mercado. Linhas que vão desde os vinhos jovens marcantes, harmônicos e muito elegantes até os vinhos intensos, encorpados com grande complexidade, bem como nobres vinhos provenientes da singularidade dos vinhedos, Crus e tendências de pequenos e selecionadíssimos produtores Italianos. Nosso objetivo é servir com qualidade, agilidade e muita dedicação. Sabemos que um bom vinho tem que ser bem tratado desde a sua origem até chegar na sua taça para ser apreciado. Por isso, cada garrafa tem sua temperatura controlada no armazenamento para que o vinho possa apresentar todo o seu potencial. A Vines faz isso para Você! São muitas as possibilidades para agradar tanto a iniciantes, quanto a experientes conhecedores deste encantador mundo do vinhos. Convidamos todos a explorar essa fascinante experiência sensorial! Lembrando que Cada Vinho é um Momento Único de Encontro, Prezar e muita Paixão! Estamos sempre a sua disposição. Queremos construir uma empresa moderna e aberta para as criticas e sugestões. Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo Telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Deixe um comentário