DESCOBRINDO A ITÁLIA – UVA BARBERA

DESCOBRINDO A ITÁLIA - UVA BARBERANativa do Piemonte, no noroeste da Itália, a Barbera é a uva mais plantada na região. Apesar de o Piemonte ser famoso pelos vinhos tânicos produzidos com a uva Nebbiolo (Barolo e Barbaresco), a casta Barbera aparece como uma das melhores uvas da Itália (a segunda mais plantada depois da uva Sangiovese). É conhecida como a Rainha do Langhe.

A Barbera empresta seu nome para duas das 58 denominações de origem do Piemonte: Barbera d’Asti e Barbera d’Alba. O vinho de Asti tende a ser mais frutado com um pouco menos de estrutura a não ser que tenha passagem por carvalho e, dessa forma, obtendo excelentes vinhos. Já o vinho de Alba reflete a proximidade geográfica com a produção de Nebbiolo, com um resultado mais concentrado e estruturado e muito mais beneficiado pela passagem por barris de carvalho originando vinhos escuros e frutados, com alta acidez e concentração e boa capacidade de envelhecimento.

Comum também em outras regiões da Itália, como Emilia-Romagna, Puglia, Campania, Sicília e Sardenha, a Barbera acompanhou os emigrantes italianos em suas viagens para outros países e foi uma das primeiras uvas cultivadas pelos italianos no Brasil.

Os melhores Barbera, no entanto, tendem a ser de vinhas bem podadas e com cachos de uva menores, com sabores mais concentrados.

A Barbera é muito utilizada em vinhos de cortes, principalmente com Sangiovese ou com Nebbiolo. Mas também é vista em vinhos varietais (cada vez mais comuns na Itália, junto com um crescente movimento de rotulagem do nome da uva). Naturalmente rica em acidez, um dos sabores típicos mais encontrados nos leves vinhos da uva Barbera é de cereja. Quando cultivada em climas mais quentes, como na Califórnia, também destacam-se notas de ameixa.

A Barbera produz vinhos de cor profunda e podem ser bebidos quando jovens ou, aqueles mais bem elaborados com passagem por carvalho, aos 5, 10 ou 15 anos após o engarrafamento, por exemplo.

O Barbera D´Alba Donna Luciana Moscone é elaborado com uvas Barbera cultivadas em vinhedos localizados em Monforte d’Alba. Altitude – cerca de  450-480 metros acima do nível do mar, este vinho, após, a fermentação maloláctica refinado em grandes botes entre 9 – 12 meses e, em seguida, ao menos 12 meses nas garrafas. Graças a uma excelente exposição, baixos rendimentos, cuidadosa seleção e colheita em conformidade com a maturação completa, somos capazes de obter uvas de excelente qualidade. 

É muito verátil e pode harmonizar com ovos frescos e massas preparadas com molhos intensos, típicos de Piemonte-style com carnes cozidas, anchovas com molho salsa e queijos curados.

Não percam a oportunidade e Degustem um vinho Barbera!

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948
Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s