DESCOBRINDO A ITÁLIA – CHIANTI CLASSICO GRAN SELEZIONE


DESCOBRINDO A ITÁLIA - CHIANTI GRAN SELEZIONEA Gran Selezione (Grande Seleção) é uma nova classificação acima da Riserva, feita com uvas colhidas apenas dos vinhedos da própria vinícola, com requisitos atualizados de álcool, extrato e envelhecimento.

A nova categoria foi aprovada pela Comissão Europeia no início de fevereiro de 2014. Isso significa que quaisquer vinhos cultivados em propriedades que tenham envelhecido por pelo menos 30 meses e atendam aos novos padrões técnicos mínimos podem agora ser vendidos como Chianti Classico Gran Selezione. A Nova Classificação está disponível a partir da safra 2010 – vinhos que já ultrapassam os 30 meses de envelhecimento. Em outras palavras, os vinhos de 2010 Gran Selezione podem ser liberados imediatamente. Essa nova categoria top e exigente para os seus vinhos que desejam colocar o nome no rótulo, mais ainda que o Riserva. A ideia é que os vinhos na classificação Gran Selezione Chianti Classico sejam tão prestigiados quanto um Brunello di Montalcino e o Barolo, e ocupem o espaço dentre os melhores vinhos italianos. O Consorzio estima que apenas 8 ou 9% da produção de Chianti Classico DOCG são qualificadas para o nível de Gran Selezione.

Para as 3 categorias (Chianti Classico, Chianti Classico Riserva e Chianti Classico Gran Selezione), a região, o corte das uvas, o rendimento e a não-obrigatoriedade de estágio em carvalho são rigorosamente as mesmas. De novidade, aumentou a exigência do teor alcoólico de 12,5% para 13%, o refinamento aumentou de 24 para 30 meses e o extrato mínimo aumentou apenas 1 g/l.

Uma das mais significativas mudanças, no entanto, está na obrigatoriedade de que as uvas sejam plantadas na propriedade, o que na verdade é uma surpresa que traz à luz o fato de que a categoria Riserva não tem essa exigência e suas uvas podem ser compradas de outros produtores.

A Sangiovese, que compõe principalmente o vinho Chianti Classico Gran Selezione no mínimo em 80% de sua composição, é uma uva muito sensível a fatores externos e tem a peculiaridade de interpretar perfeitamente as características de um solo e modificar seus aromas de acordo com o solo em que nasceu. Não é por acaso que é apenas em algumas áreas da Toscana que a Sangiovese consegue ter as suas melhores performances. O Chianti Classico tem, portanto, o bouquet floral de íris e mammola , apenas do solo de arenito desta área, que é o elemento organoléptico característico, com o aroma de frutos silvestres provenientes do componente calcário.

O Chianti Classico Gran Selezione Poggio Al Mandorli  apresenta uma cor Vermelha rubi intensa e densa com aromas complexos e elegantes com notas de frutas maduras e violetas, tabaco, chocolate ao leite, especiarias (pimenta-preta, canela), terra e trufa. Na boca é carnoso mas bem equilibrado na boca e com excelente acidez (bem refrescante) particularmente adequado também como vinho de meditação. Final de boca largo recordando ameixa e café. Simplesmente, Maravilhoso!

Será um prazer receber seu contato pelo Fale Conosco, pelo telefone (11) 4419 3952, email: contato@vines.com.br ou WhatsApp: (11) 97310 0948

Loja Virtual: http://www.vines.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s